Buscar
  • A.C. | ativismo cósmico

A r i t a n a



um líder é quem mais ouve (não quem mais fala)


um líder é quem mais se doa (não quem mais é servido)


um líder é quem mais observa (não quem atrai os olhares para si)

um líder é quem promove união (não fomenta a guerra)

um líder é quem tem a certeza de que sempre será aprendiz (apesar de ser um mestre)

um líder é quem vê a sucessão como ciclo natural (não promove a paralisia)

um líder não controla seu poder cerceando liberdades (ele orienta sobre a responsabilidade do poder).

quem nasce predestinado ou conquista este posto, deve manter sua alma reta aos valores primordiais e também aberto às sucessivas experiências que forjam nosso compromisso com a preservação da memória, da cultura, da diversidade, do planeta, da vida.

Eu tive a honra de conhecer um líder de verdade, um 'morerekuat', Aritana. Vítima de Covid como tantos das aldeias, como tantos deste país, do corpo humanidade. Eu estou triste mas ao mesmo tempo, percebo a humildade de sua passagem, uma nobreza muito rara. Um cacique tão grande quanto ele - um dos homens mais importantes que eu já conheci - ir junto com todos os 'sem-nome', contados em números pela necropolítica e pelo genocídio incessante.

Nesta foto estamos eu, ele e Feco Hamburger (que registrou) em sua oca na aldeia Yawalapiti. Ele estava preocupado e um tanto entristecido com a destruição da floresta e a situação dos povos indígenas no Brasil, que sempre foi desoladora. Fiquei observando este relógio (ao fundo) em frente a porta de entrada.

Aritana era chefe de sua comunidade e também um dos articuladores mais importantes do Xingu, do Brasil. Talvez por isto entre tantos objetos que poderiam estar ali - o escolhido foi um representante do cacique de todos, O TEMPO.


Ele encerra o seu tempo conosco, meus sentimentos aos parentes e a comunidade xinguana e indígena.


Muito obrigade pela sua jornada, seu exemplo.

4 visualizações

 

_______________________________________________________________________________________________________

 

ART does not automatically occur through the mere collation of knowledge - regardless of how VAST - rather it comes through the intense distillation of ​EXPERIENCE. Mail: jufreire77@gmail.com - Insta:@ativismocosmico