top of page
Expedições Akashicas
Akashic Expeditions

Xingu 2017-2019
Comunidade Kamayurá

2021
Kaaysa
Residência Artística
Curador Márcio Harum
Residência Artística
Curador Márcio Harum

Cromeleques de Almendres _ Evora
Alentejo
Portugal
2023

Cemitério Gótico-Bizantino de Mucugê
Residência Mirante Xique Xique _ 2021
Residência Mirante Xique Xique _ 2021

ELDORADO é uma produção de Emilliano Freitas e Juliana Freire, realizada a partir de uma peregrinação ao Sol no Planalto Central, partindo do acidente Césio-137 em Goiânia, rumando à enigmática Serra do Roncador.
Os artistas recorrem à ficcionalização de um mundo onde o fim é só o início, para tratarem de questões como territorialização e memória: pessoas isoladas vivem uma temporalidade marcada pelo eterno presente. Se os jogos de conduta da sociedade se desenham também ficcionalmente, esses dois seres errantes caminhando pelo coração da América Latina são metáforas de jornadas pessoais que vivenciam um momento pós-supressões. Através de duas personagens, os artistas derivam sobre os gatilhos de suas crises com o letal status quo - viável aos outros seres mergulhados no esquecimento – mas que torna a vida de todos inadequada neste planeta.

MANTO ESTELAR - Fábrica Behring, RJ - residência artística Portoaporto, 2024, Juliana Freire e Vinícius Monte
Participação do músico percursionista Daniel Boechat, fotografia de Simone Floot e Fabio Costa. Performance de reconexão com a prosperidade, o metal e o manto como um céu co-criado pelas intenções do público.

Residência Artística Casa Tempo - Goiás - Compartilhar Saberes: Contracolonialidade, Ecologia e Memória - Produção e Mediação Juliana Freire e Emilliano Freitas
A residência artística Casa Tempo propõe uma imersão nas lógicas do compartilhar, fundamentada nos conceitos de contracolonialidade, saberes ancestrais e relações ecológicas e culturais. Localizada na Cidade de Goiás, Patrimônio Cultural da Humanidade e antiga capital do estado, a residência reunirá cinco artistas visuais para dialogar com as tradições locais, a paisagem natural do Cerrado e o patrimônio cultural da cidade. Durante o programa, os artistas produzirão obras que se relacionem com os temas abordados, integrando as práticas artísticas ao contexto histórico, social e ambiental da região.

TERRA UNA
Bocaina
Minas
2024
bottom of page