top of page

Participação na Residência B12 _ Lisboa Portugal

com Vinícius Monte 

Uma associação cultural que promove a arte contemporânea através da investigação colectiva e do pensamento crítico.

Localizado na freguesia de Benfica (Lisboa, PT), o Atelier B12 hojé uma associação cultural com espaço coletivo de produção, investigação, experimentação e exposição de arte contemporânea. Antes de se formalizar como associação em 2024, o espaço já era ocupado por um coletivo de artistas, que desde 2021 desenvolvia projetos.

Site do projeto: https://www.b12.pt/

Fotomontagens - Pesquisa em andamento

No ateliê B12 em Lisboa, apresentamos processos e a pesquisa. 

Juliana Freire e Vinícius Monte _ Portugal 

2023

O Cromeleque dos Almendres é um complexo megalítico em Évora, com mais de 90 menires, construído ao longo de vários períodos do Neolítico (entre o final do século VI a.C. e o início do século III a.C.). A história do local é marcada por sua evolução, tendo sido inicialmente formado por três círculos concêntricos, aos quais foram adicionadas duas elipses no Neolítico Médio e modificações posteriores. Embora a função exata seja incerta, acredita-se que tenha servido como observatório astronômico e local para rituais religiosos e cerimônias. 

SANTUÁRIO ANCESTRAL​

Os cromeleques são monumentos megalíticos pré-históricos, construídos principalmente durante o período Neolítico e o início da Idade do Cobre (entre 4500 e 1500 a.C.). Erguidos por comunidades agrícolas e pastoris, a sua função exata permanece um mistério, mas acredita-se que desempenhavam papéis em rituais religiosos, cultos astrais ou como calendários primitivos. 

A arquitetura megalítica propagou-se por toda a Europa, com as estruturas de Malta consideradas entre as mais antigas.

 

O Cromeleque dos Almendres, perto de Évora, em Portugal, tem as suas primeiras pedras datadas de cerca de 7000 anos atrás, sendo anterior a Stonehenge em cerca de 2000 anos. A construção envolvia o trabalho coletivo de tribos que usavam troncos e cordas para mover e erguer as enormes pedras, conhecidas como menires. 

O Museu de Évora (antigo Museu Regional) abriga coleções de arte e arqueologia, enquanto a própria cidade funciona como um museu a céu aberto, com destaque para a arquitetura renascentista, como as famosas "Casas Pintadas" e monumentos como a Sé Catedral e o Templo Romano. 

https://www.cm-evora.pt/locais/museu-do-artesanato-e-do-design-made/?mp=19592&mc=2743


jufreire77@gmail.com   +5511968806991   Instagram: @ativismocosmico
@casa_tempo_  @residencia_casatempo  @arquiteturaperformance_paa

bottom of page